Seguir por e-mail

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Uma dica aí

Boa noite pessoal!

Depois de mais de uma semana sem postar nada (culpa do feriado prolongado e da semana agitada que veio em seguida), aqui estou eu (metaforicamente falando) de novo. Confesso que já estava com saudades de compartilhar (essa palavra nunca esteve tão presente no meu vocabulário como está agora) minhas idiossincrasias (por assim dizer) com vocês. Esta semana não tenho nada de muito interessante para postar. Por isso, vou postar hoje uma dica básica de português, uma pequena mudança fruto do novo (se que é ainda se pode chamá-lo assim) acordo ortográfico. Pois bem, vamos a ela:

Os ditongos abertos éi e ói não recebem mais acento gráfico nas palavras paroxítonas. Trocando em miúdos:

  • Os ditongos abertos têm esse nome porque as vogais que os compõem são chamadas de abertas (ou, numa classificação mais fonética, médias-baixas) porque são pronunciadas com a boca mais aberta do que as vogais e e o nas palavras peixe e oito, por exemplo, que são as suas correspondentes fechadas. Essa mudança ocorreu porque os nossos amigos portugueses já não usavam o acento nessas palavras já há muito tempo, e o objetivo do acordo como um todo é de uniformizar a ortografia de todos os países que utilizam o português como língua oficial.
  • As palavras paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica (a sílaba pronunciada com mais intensidade) é a penúltima. Em português só podem ser sílabas tônicas a última, a penúltima ou a antepenúltima sílabas, sendo assim classificadas as palavras de acordo com a posição da sílaba tônica: oxítona (última sílaba), paroxítona (penúltima sílaba) e proparoxítona (antepenúltima sílaba).


Mas voltando aos acentos (ou perda deles):

As palavras assembléia, idéia, protéico, jóia, jibóia e heróico passa a ser escritas como assembleia, ideia, proteico, jiboia e heroico.

Porém, preste atenção: as palavras pastéis e herói, por exemplo, continuam a ser acentuadas, porque, apesar de conterem os referidos ditongos abertos, são oxítonas (sua sílaba tônica é a última).

Enfim, é isso. Fico por aqui. Pretendo voltar (ou não) com outras dicas quando estiver mais inspirado. Até!

Um comentário:

  1. Salve-nos as aulas de alemão!!! Mesmo que vc n esteve...Explico terça.

    ResponderExcluir